domingo, 16 de outubro de 2011

A Luta pela terra

Esse projeto é uma proposta interdisciplinar para o Ensino Médio. O objetivo é integrar o período Pré-Modernista da Literatura, com a área das Ciências Humanas (História e Geografia) para analisar criticamente a luta pela terra. Visa comparar a questão fundiária no sertão da Bahia, durante a guerra de Canudos com a colonização da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, que ocorreram na mesma época. 
Será desenvolvido no Instituto Estadual Cardeal Pacelli, no município de Três de Maio, com a turma de 3º ano do Ensino Médio.


   Pequeno Contexto:
A guerra de Canudos é uma luta pela terra que aconteceu na Bahia em 1894 a 1897. Pode ser considerado um movimento popular porque defendia profundas transformações econômicas, sociais e fundiárias.

A nossa região (Três de Maio, noroeste/RS) foi colonizada no início do século XX e também teve uma intensa luta pela terra entre os caboclos, nativos e imigrantes descendentes, em que os primeiros foram expulsos ou mortos. Fato similar aconteceu na Guerra de Canudos. É possível fazer uma relação na luta pela terra entre a história de Canudos e a colonização dos imigrantes ou seus descendentes na região noroeste do Rio Grande do Sul?


História - Geografia - Guerra de Canudos

Objetivos:
* Localizar espacialmente em mapas onde ocorreu esta revolta; 
* Discutir como estava organizada a sociedade da época e como ela está hoje nesta região;
* Compreender a Revolta de Canudos como um movimento popular ocorrido no sertão da Bahia, na Primeira República, analisando as razões que explicam o fenômeno;
* Relacionar o movimento à questão da estrutura fundiária no Brasil e às condições econômicas e sociais do Brasil na Primeira República;

Período
10 aulas de 50 minutos

1 - Canudos
Assistir o filme a "Guerra de Canudos".






Responder:
a) Como é a paisagem vista? Quais as características do clima e da vegetação?
b) Que região brasileira esta paisagem lembra?
c) O que será que ocorreu no lugar retratado nas imagens?
d) Já ouviu falar, assistiu na TV ou leu sobre Canudos? Exponha.
e) A partir do filme "Guerra de Canudos", comente o papel do exército brasileiro no episódio e responda se todos os oficiais concordavam com a ordem do alto comando e do governo republicano. Após retire do filme as frases de Conselheiro  que mais o impressionaram.

Socialização das percepções dos alunos referente as questões. Dessa forma, as respostas produzidas devem ser expostas, comentadas e discutidas com a turma.

2 - Pesquisando a saga de Canudos
Em duplas:

3 - Responder as questões com base na pesquisa realizada
a) Quando e onde nasceu o personagem histórico Antônio Conselheiro?
b) Qual era o seu verdadeiro nome?
c) Quando e como se iniciaram as suas peregrinações? Quais os fundamentos de suas pregações?
d) De que forma Antônio Conselheiro foi duramente combatido?
e) Porque Canudos passou a atrair um grande número de pessoas?
f) Quais as razões para o início do conflito em Canudos?
g) Descreva os principais momentos de Canudos.
h) Porque Canudos pode ser considerado movimento de luta pela terra e por cidadania durante a República Velha?

Socialização das percepções dos alunos referente as questões. Dessa forma as respostas produzidas devem ser expostas, comentadas e discutidas com a turma.

4 - Canudos hoje
Canudos é um movimento de referência na luta pela terra e pela cidadania em toda a história do Brasil.
Em duplas realizar a leitura do material de apoio abaixo e responder as questões sugeridas;

a) Quando, onde e em que circunstâncias o Movimento Popular e Histórico de Canudos foi criado?
b) Os objetivos deste movimento estão de acordo com os fundamentos defendidos por Antônio Conselheiro? 
c) Quais os problemas enfrentados pelo movimento que são parecidos com aqueles enfrentados pela comunidade de Canudos?
d) Quais as principais atividades desenvolvidas pelo Movimento Popular e Histórico de Canudos?
e) Organizar um questionário sobre os problemas sociais enfrentados na época da colonização da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, (especificamente do município de Três de Maio) entrevistando pessoas que participaram desta história, abrindo picadas, desenhando ruas e erguendo prédios. Assim nesse oceano de fatos e vidas, cada gota formaram a história. Após estabelecer uma comparação entre os problemas sociais da época e a atualidade.
f) Postar no blog os relatos de quem viveu ou de quem aprendeu a contar a história - ou a sua história tendo o município como pano de fundo.

5 - Avaliação
O ensino interdisciplinar, deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico.
Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:
* Da participação dos alunos nas atividades coletivas.
* Da participação em forma de conversas, debates e da realização da pesquisa.
* Através dos registros produzidos em todas as atividades da aula.


Literatura - Português  - Movimento literário “O PRÉ-MODERNISMO”


Objetivos:
* Compreender as relações entre o texto literário e o contexto histórico, social, político e cultural, valorizando a literatura como patrimônio nacional;
* Associar texto literário ao estilo e ao contexto histórico-cultural da época;
* Desenvolver a leitura de "OS SERTÕES" de Euclides da Cunha;
* Conhecer a bibliografia de Euclides da Cunha;
* Identificar a rima, o ritmo e a musicalidade dentro de um poema;
* Reconhecer as características do momento literário em estudo.
* Valorizar a leitura como fonte de informações e de acesso ao mundo literário;
* Compreender os textos orais e escritos interpretando-os corretamente;
* Desenvolver a habilidade de que interpretar e escrever com competência tem importância inquestionável para a inserção na vida social e profissional;

Duração das Atividades
 8 aulas de 50 minutos

1 - Pesquisa
- Usando a internet pesquisar sobre o Movimento Literário- Pré-Modernismo, para ser apresentado oralmente na aula seguinte.

- Socialização da pesquisa com a complementação do professor.

Material de apoio: vídeos





2 - Leitura do resumo da obra literária de Euclides da Cunha "OS SERTÕES"

3 - Assistir o filme: "OS SERTÕES"



Os Sertões: denúncia da violência
Nessa época os jornais censuraram realidades sobre o conflito, como a prostituição, estupro, tortura, etc. Euclides tenta relatar a verdadeira história em sua obra, além de entender e explicar o fenômeno cientificamente. Uma obra com estilo literário, fundo histórico e rigor cientifico, que também foi dividida em três partes:
- A terra - condições geográficas do sertão.
- O homem - costumes sertanejos.
- A luta - ataque à Canudos e sua extinção.
Euclides colocou Canudos como um problema social decorrente do isolamento político e econômico do Nordeste em relação ao resto do país.



4 - Comentar a forma como foram abordados no filme as três divisões do livro: A terra, o homem e a luta. Relacionar a obra escrita com o filme.

5 - Postar comentários no blog sobre o filme.


6 - Leitura para o grupo de poemas pré-modernistas 
" Leitura de poemas necessita de ritmo e musicalidade".
As leituras dos alunos poderão ser gravadas para posterior escuta. Ao escutar a sua leitura, o aluno observará o seu ritmo, o tom da sua voz e a musicalidade que deu ao seu poema.

7 - Avaliação
* Desenvolvimento da pesquisa;
* Identificação das características da linguagem pré-modernista;
* Capacidade de interação e postagens de comentários no blog;
* Capacidade de síntese;
* Coerência e pontualidade na entrega.
* Ortografia correta

Conclusão:
Desenvolver um  pequeno texto para postagem no blog referente a relação existente na luta pela terra entre a história de Canudos e a colonização dos imigrantes ou seus descendentes na região noroeste do Rio Grande do Sul.


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